Capacitação para a Horta comunitária no Tomie Nagatani- 2º Dia

Capacitação para a Horta comunitária no Tomie Nagatani- 2º Dia

Domingo foi o segundo dia de atividades para implementação da Horta Comunitária no Residencial Tomie Nagatani. Após a oficina teórica e atividades lúdicas, o segundo dia foi dedicado inteiramente para pôr a mão na massa! Ou melhor, na terra!

Inicialmente, os representantes do Instituto Pólis e Dom Pixote realizaram uma fala de integração para os moradores presentes. Em seguida, foi realizada uma dinâmica em que cada um dos presentes devia sugerir um movimento para realizar o alongamento para as atividades do dia.

Terminado alongamento, os moradores deram continuidade a construção dos canteiros e plantio de mudas e sementes.

Na hora do almoço, novamente, houve um momento de integração com os moradores que almoçaram juntos em frente a horta comunitária.

Depois do almoço, a oficina retornou com o plantio de sementes em bandejas e cada família levou uma para casa a fim de cuidar das futuras mudas.

Depois desta atividade foi feito o plantio de bananas, hortaliças, cerca viva com chuchu e uma árvore frutífera (amoras). Realizou-se também mutirão de recolhimento do lixo do entorno do terreno da horta urbana e todas as crianças contribuíram com este processo. Muitas crianças e adolescentes participaram durante toda a capacitação ao longo dos dias, e estavam muito interessadas em colaborar com as atividades!

Houve a explicação da construção do minhocário e de uma maneira lúdica a composteira. Os moradores aprenderam a preparar os adubos e espalharam o substrato doado pela prefeitura ao longo do terreno.

Por fim, a atividade junto aos moradores foi encerrada e vista como bem produtiva e importante. Dois canteiros foram adubados e houve a plantação de sementes e mudas. Ao longo dos dias o trabalho será continuado pelos moradores e há a expectativa de grande impactos positivos no bairro de curto, médio e longo prazo. Vamos acompanhar?

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *