Implementação da Horta Comunitária em Tomie Nagatani

Implementação da Horta Comunitária em Tomie Nagatani

Neste fim de semana aconteceu a Capacitação para implementação da horta comunitária no Residencial Tomie Nagatani. A equipe do Instituto Dom Pixote recebeu em Rolândia os representantes do Instituto Pólis, Ceceo e Neto, responsáveis por ensinar aos moradores do Tomie as principais ações para a horta comunitária.

Na sexta-feira (27 de abril), véspera da capacitação, houve uma reunião e apresentação dos representantes junto aos moradores que explicaram como seria a dinâmica da capacitação; houve também a presença de Renan Andrade, integrante da Secretaria de Meio Ambiente que foi conhecer o espaço da horta. Nesse mesmo dia, houve a doação por parte da Secretaria de Infraestrutura de dois caminhões de substrato.

Após essa reunião, uma moradora do Tomie Nagatani junto com as equipes do Instituto Pólis e Dom Pixote foram conhecer uma horta no bairro de São Fernando. Neste local, houve a doação de mudas de Chuchu, alecrim, couve, açafrão, alface, cebolinha, e sacos de esterco para a horta comunitária.

Na parte da tarde, houve uma reunião com o Grupo de Acompanhamento Local, GAL, junto com os representantes do Banco do Brasil e moradores do Tomie Nagatani.

Em seguida, houve a ida à cidade de Arapongas, onde quatro moradoras do empreendimento Tomie Nagatani foram conhecer as Tecnologias Sociais de Hortas Urbanas da Fundação Banco do Brasil. Na ocasião, as moradoras trocaram conhecimentos, tiraram dúvidas, pegaram contatos telefônicos para partilha de experiencias. Como uma das ações que viram, aprenderam que podem cercar a horta com cerca viva, e que telhas e garrafas pet podem ser utilizadas no plantio. Ganharam também mudas de flores e de hortaliças. Elas saíram desta atividade muito animadas e esperançosas de que o mesmo pode acontecer no bairro em que vivem e que podem, em breve, ter a horta visitada como um exemplo de sucesso e motivação na região.

Foi o primeiro de três dias intensos e cheios de conhecimento! Acompanhe com a gente as demais ações ocorridas no sábado e no domingo.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *