Quem Foi Noel Rosa

Quem Foi Noel Rosa

Noel de Medeiros Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro. Sua mãe, dona Marta, teve problemas no parto. O médico precisou usar fórceps e afundou o maxilar de Noel, que viria a ser um homem magro e fraco porque tinha dificuldades para mastigar. Ganhou o apelido de “Queixinho” na escola, o que nunca se tornou um trauma; pelo contrário, acabou se tornando um adulto irônico e debochado. Além do problema no queixo tinha a voz fanhosa, o que também não o impediu de cantar e ser o sambista de maior sucesso de sua época no Rio.

Noel Rosa (o artista; 1910-1937), “o jovem branco, culto, da classe média de Vila Isabel, se unira a nada menos de 13 sambistas de morro (…) para enriquecer a música deles e, principalmente, a sua própria.

Com isso, seus sambas tornam-se modelos da grande canção popular da Época de Ouro. Numa época em que parcerias inter-raciais praticamente inexistiam”.  (DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA)

Artista Simbolo da Vila Isabel, Noel Rosa possui diversas homenagens pelo bairro onde se consagrou:

 

Casa Noel Rosa

O artista Noel Rosa uniu morro e asfalto com sua arte;

A Casa Noel Rosa, mais de 70 anos depois da morte do artista, promove a integração morro e asfalto, disponibilizando um espaço aberto aos moradores da comunidade, com atendimentos de SERVIÇO SOCIAL, assessoria jurídica e atividades sócio educativas promovendo assim o DESENVOLVIMENTO HUMANO e SOCIAL.

Todos os serviços, programas e projetos desenvolvidos e oferecidos são gratuitos, e seguem a orientação da Política Nacional de Assistência Social.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *